Ipojuca

Postado por Vicky Ku
Vice-cônsul dos EUA no Recife

Porto de Galinhas, distrito de Ipojuca (Foto: divulgação)

Porto de Galinhas, distrito de Ipojuca (Foto: divulgação)

Enquanto dirigíamos embaixo de um temporal, percebi que só estava tendo uma pequena amostra do que é a estação das chuvas no nordeste brasileiro e fiquei agradecida que nosso motorista muito experiente era quem estava nos levando para Ipojuca. Estou no Brasil há dois meses e esta é a primeira chance que tenho que viajar para fora de Recife e explorar outra cidade.

Continue a ler

Postado em Ipojuca, Pernambuco, Brazil.

Teresina: calorosa e acolhedora

Postado por Greg Holliday
Adido no Consulado dos EUA no Recife

Karnak, o palácio do governador. (Foto: Greg Holliday)

Karnak, o palácio do governador. (Foto: Greg Holliday)

Teresina, a capital do Piauí, é a única capital do nordeste brasileiro que não fica perto do mar. Por outro lado, a cidade fica no cruzamento de dois rios importantes, o Parnaíba e o Poti. A falta da brisa fresca do mar lhe rendeu o título de cidade mais quente do Brasil, mas o que mais notei foi o calor dos seus cidadãos.

O Piauí, conhecido por sua colaboração agrícola ao Brasil, com a soja, o caju (experimente a cajuína!), derivados de leite e carne, talvez seja conhecido em um futuro próximo por sua população fluente em inglês. O governador Wilson Martins disse para a Adida de Cultura, Educação e Imprensa, Heidi Arola, e para mim que está criando um programa no estado para promover o estudo de línguas estrangeiras. Estudantes de mil escolas públicas receberão bolsas de estudo para aprender inglês e também espanhol e 120 dos melhores alunos terão a chance de estudar no exterior. Esperamos que a maioria deles escolha os Estados Unidos!  Enquanto estava em Teresina, conheci a bela e moderna escola bilíngue Bright Bee, a primeira pré-escola de imersão de inglês da cidade e que logo será também de ensino fundamental. Já, já o inglês será ouvido nos parquinhos de Teresina!

Prefeito Firmino filho entrega a Gregory Holliday um presente feito pelos artesãos locais. (Foto: Greg Holliday)

Prefeito Firmino filho entrega a Gregory Holliday um presente feito pelos artesãos locais. (Foto: Greg Holliday)

O prefeito Firmino Filho me contou sobre sua viagem em fevereiro deste ano à conferência do Banco Mundial em Washington D.C. onde foi convidado a falar sobre os seus projetos de desenvolvimento sustentável. Ele desenvolveu nos subúrbios ao norte de Teresina um projeto de manejo de áreas pantanosas para por em marcha o uso responsável da água para a região em desenvolvimento.  O prefeito também foi reconhecido por seu projeto em uma parte da cidade economicamente desvalorizada onde está elevando os padrões de vida ao usar recursos da cidade para construir creches e escolas fundamentais.

Secretária de comunicação, Claudia Brandão mostra peça de arte local na Casa de Cultura (Foto: Greg Holliday)

Secretária de comunicação, Claudia Brandão mostra peça de arte local na Casa de Cultura (Foto: Greg Holliday)

Eu conheci o patrimônio cultural de Teresina quando fiz um tour pela Casa de Cultura e compras no Centro Artesanal – que é uma bela delegacia reformada para este propósito. Mas, por trás das pinturas coloridas da vida de Teresina há uma história negra. Um dos vendedores do Centro Artesanal levantou um alçapão no chão e me levou por uma escada bem apertada para uma sala sem janelas com rachaduras nas paredes e uma única luz elétrica balançando no teto. Ele disse que era uma câmara de tortura usada durante a ditadura militar e demonstrou onde as pessoas eram algemadas às paredes.

Meninas se encaminham à aula de dança. (Foto: Greg Holliday)

Meninas se encaminham à aula de dança. (Foto: Greg Holliday)

De volta à superfície, a visão de meninas adolescentes em suas roupas de balé andando para suas aulas fez com que os pecados dos tempos passados parecessem bem longe. Já estou ansioso pela minha próxima viagem a Teresina para poder passar mais tempo com seu povo caloroso e acolhedor. Da próxima vez, vou visitar o parque que não pude ver na junção dos dois rios e degustar mais pratos do suculento capote.

 

 

 

Postado em Teresina, Piaui, Brazil.

Explorando São Luiz: um patrimônio histórico da UNESCO comemorando 400 anos

Postado por Amy Reichert
Diplomata do Consulado dos EUA no Recife

Em minha primeira viagem a São Luis do Maranhão tive a felicidade de estar acompanhada do ministro conselheiro da Embaixada (DCM) para o Brasil, Todd Chapman, assim como de nossa cônsul em Recife, Usha Pitts. O DCM viajou a São Luis e também para Belém do Pará para conhecer as oportunidades de cooperação na área e eu consegui organizar minha viagem para coincidir com a dele.

O Guaraná Jesus, bebida típica do Maranhão. (Foto: Amy Reichert)

O Guaraná Jesus, bebida típica do Maranhão. (Foto: Amy Reichert)

São Luis é uma cidade única, graças às influências francesa, holandesa e portuguesa.  A única cidade no Brasil fundada pelos franceses combina hoje, de forma equilibrada, uma arquitetura moderna e um centro histórico bem preservado . A cidade ainda se orgulha em dizer que é lá onde se fala o português mais puro do país, sem esquecer que é o único lugar no Brasil onde você pode comprar o “Guaraná Jesus”, um refrigerante rosa-choque com sabor de chiclete. Com tantas características singulares, eu tinha certeza de que me apaixonaria por São Luis. Continue a ler

Postado em São Luís, Maranhao, Brazil.

Campos: Uma Cidade de Superlativos

Postado por John Elliott,
vice-cônsul, Consulado Geral no Rio de Janeiro

Óleo, Educação e o Som da Música em Campos dos Goytacazes


Depois de dirigir para o norte do estado do Rio de Janeiro por cinco horas, entrei em Campos e passei, sem perceber, do lugar que um dos meus contatos marcou como ponto de encontro: a entrada da cidade. Achei que iria ver algo como arcos, mas logo descobri que a entrada é marcada por uma torre de perfuração de petróleo montada no meio de uma rotatória. A torre sendo o ícone dos poços de petróleo que enriquece a cidade de meio milhão de pessoas.

Meu novo amigo era Paulo Cezar Fontoura, da instituição de ensino de música Orquestrando A Vida (OAV). Eu o conheci, e três outros de seus sócios, quando fui a uma apresentação que fizeram para a Seção de Imprensa, Educação e Cultura do Consulado Geral no Rio de Janeiro no mês anterior.

Continue a ler

Postado em Campos, Rio de Janeiro, Brazil.

Florianópolis e Joinville – Explorando o Sul do país

Postado por Michael Reffett
Adido de Economia – Consulado Geral dos EUA em São Paulo

Centro de Florianópolis visto do Morro da Cruz à noite (Foto: Graziella Bergamin Hertzog)

Centro de Florianópolis visto do Morro da Cruz à noite (Foto: Graziella Bergamin Hertzog)

No final de maio, visitei minhas cidades do programa Rota 66: Florianópolis e Joinville. Minha agenda estava cheia de reuniões interessantes, incluindo uma com o escritório para assuntos estrangeiros do governo de Santa Catarina, em Florianópolis, onde aprendi sobre programas que estimulam empresas estrangeiras a investirem em Santa Catarina, como a iniciativa “Os pólos da inovação”. Esse programa oferece incentivos fiscais e serviços de consultoria para novas empresas ou aquelas já estabelecidas que adotam processos de produção mais eficientes e se expandem para novos mercados. Também me encontrei com o presidente da Associação de Indústria de Florianópolis (ACIF), Doreni Isaias Caramori Jr., que descreveu Floripa como um polo de tecnologia da informação e turismo, destacando que a cidade é o terceiro destino mais popular para turistas estrangeiros. Continue a ler

Postado em Florianopolis, Santa Catarina, Brazil.

Londrina: Cidade referência

por Paulo Rogério Abrão Mileo Júnior
Participante do Programa English Immersion em Brasília – 2012

Vista panorâmica do Lago Iguapó, Londrina, PR. (Foto: Marcos Guerra)

Vista panorâmica do Lago Iguapó, Londrina, PR. (Foto: Marcos Guerra)

Londrina, a segunda cidade mais populosa do estado do Paraná, onde se concentram aproximadamente 510 mil habitantes. Um fato muito curioso sobre a cidade é o clima, pois lá não há meio termo. Quando faz calor, faz MUITO calor. Quando faz frio, faz MUITO frio.

Muita coisa acontece na cidade de Londrina; uma festa muito popular entre todos os moradores da cidade e da região é a EXPO Londrina, conhecida feira agropecuária. Há também muitos eventos esportivos automobilísticos, já que Londrina tem um Autódromo – o Autódromo Internacional Ayrton Senna – que recebe diversas competições durante o ano.

Continue a ler

Os encontros de Manaus

O encontro das águas do Rio Negro com o Rio Solimões. (Foto: Sophie Theis)

O encontro das águas do Rio Negro com o Rio Solimões. (Foto: Sophie Theis)

Manaus é feita de encontros. A cidade de dois milhões de pessoas é localizada na intersecção do turvo Rio Solimões e do transparente Rio Negro, que correm ao lado um do outro até que se misturam relutantemente quase uns 10 km depois. Mergulhando a mão nas águas agitadas dos dois rios rendeu outra surpresa: qual deles você acha que tem a água mais fria? O cremoso Solimões é, na verdade, alguns graus mais frio que o Negro.

Continue a ler

Postado em Manaus, Amazonas, Brazil.

O Consulado vai reabrir em Porto Alegre

A Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. (Foto: John Matel)

A Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. (Foto: John Matel)

Tive que ir a Porto Alegre para contar aos gaúchos que vamos reabrir o Consulado de Porto Alegre. Bem, não informar propriamente, mas confirmar. Todos os que podiam  se interessar já sabiam.  A informação tinha vazado em Washington e já era de domínio público.  Ainda assim, a confirmação foi bem-vinda. Tive que dar entrevistas aos jornais, rádio e TV. Eles gostaram do meu entusiasmo e das conexões anteriores com Porto Alegre. O fato de Mariza (minha filha) ter nascido lá fez muito sucesso.



Postado em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brazil.

Ouro Preto

Igrreja de São Francisco de Assis em Ouro Preto, MG. (Foto: Simone Li)

Ouro Preto é uma cidade onde você pode passar o fim de semana ou a semana toda e sempre terá alguma coisa para fazer. Meus colegas de quarto e eu pegamos um ônibus de Belo Horizonte, cidade grande mais próxima, e eu fiquei surpresa com quão confortáveis os ônibus brasileiros de viagem podem ser. Eu não sabia direito o que esperar, já que essa foi uma visita decidida na última hora da nossa viagem a BH, como recomendação de alguns amigos brasileiros. A viagem toda na verdade começou com uma ideia de tentar a sorte indo direto para o aeroporto e vendo  se havia alguma passagem barata para uma viagem espontânea de fim de semana. Nos EUA, geralmente as empresas aéreas tentam vender o resto das passagens que não foram vendidas algumas horas antes do avião decolar. Infelizmente essa tradição ainda não se espalhou pelo Brasil, então ficamos muito gratos pela oportunidade de conhecer Belo Horizonte.

Continue a ler



Postado em Ouro Preto, Minas Gerais, Brazil.

Macapá entra na “Rota 66” da Embaixada dos Estados Unidos

Projeto pretende desbravar 66 cidades brasileiras para dinamizar as relações internacionais com os americanos.

Artigo publicado por Maiara Pires
em 29/08/2012 no jornal A Gazeta

Aamir Alavi / assessor da Embaixada dos EUA, esteve por três dias em Macapá (AP) para estreitar os laços com os amapaenses (Foto: Jonas Albuquerque / a Gazeta)

Aamir Alavi / assessor da Embaixada dos EUA, esteve por três dias em Macapá (AP) para estreitar os laços com os amapaenses (Foto: Jonas Albuquerque / a Gazeta)

A cidade de Macapá (AP) entrou na rota “mais famosa” dos Estados Unidos da América (EUA). Trata-se do projeto “Rota 66” da Embaixada Americana. Semelhante ao que ocorreu no início da era do automóvel, quando a estrada que liga a cidade de Chicago a Los Angeles, ajudou a abastecer os portos dos EUA com tropas e equipamentos abrindo rotas mais rápidas para a expansão do comércio e negócios, os americanos agora querem desbravar 66 cidades do Brasil descobrindo as semelhanças entre os dois países e, assim, compartilhar este conhecimento a fim de estabelecer uma relação mais dinâmica com os brasileiros.

Continue a ler

Postado em Macapá, Amapá, Brazil.