Campos: Uma Cidade de Superlativos

Postado por John Elliott,
vice-cônsul, Consulado Geral no Rio de Janeiro

Óleo, Educação e o Som da Música em Campos dos Goytacazes


Depois de dirigir para o norte do estado do Rio de Janeiro por cinco horas, entrei em Campos e passei, sem perceber, do lugar que um dos meus contatos marcou como ponto de encontro: a entrada da cidade. Achei que iria ver algo como arcos, mas logo descobri que a entrada é marcada por uma torre de perfuração de petróleo montada no meio de uma rotatória. A torre sendo o ícone dos poços de petróleo que enriquece a cidade de meio milhão de pessoas.

Meu novo amigo era Paulo Cezar Fontoura, da instituição de ensino de música Orquestrando A Vida (OAV). Eu o conheci, e três outros de seus sócios, quando fui a uma apresentação que fizeram para a Seção de Imprensa, Educação e Cultura do Consulado Geral no Rio de Janeiro no mês anterior.

Continue a ler

Postado em Campos, Rio de Janeiro, Brazil.

Uma Turista em Duque de Caxias

Postado por Susan Keyack
Diplomata do Consulado dos EUA, no RJ.

Duque de Caxias (Foto: Divulgação)

Em 1884, a construção da linha ferrea que  ligaria a cidade do Rio de Janeiro a Petropolis, deu origem ao município de Duque de Caxias.  O comércio se desenvolveu ao longo daquela via e várias comunidades foram surgindo.  Até hoje o transporte ferroviário é importante para Duque de Caxias e é administrado pela SuperVia.

Bem, este é somente um pedacinho da história do município com o qual tenho o privilégio de trabalhar, dentro do programa Rota 66, da Embaixada Americana no Brasil.  Vale lembrar que “Caxias” , como é chamado por todos, é o segundo mais prospero e o terceiro mais populoso município de estado do Rio de Janeiro; ali moram cerca de 855.048 pessoas, de acordo com o ultimo censo, em 2010.

Continue a ler

Postado em Duque de Caxias, Rio de Janeiro, Brazil.

Jazz em Duque de Caxias

Susan Keyack e Marco Fonseca at the Teatro Raul Cortez. (Foto: Consulado Geral dos EUA)

Susan Keyack e Marco Fonseca at the Teatro Raul Cortez. (Foto: Consulado Geral dos EUA)

No dia 24 de abril de 2012, eu, junto com a diretora do Centro de Informação e Pesquisa do Consulado Geral dos EUA no Rio de Janeiro, Almerita Sousa, viajamos até o Teatro Raul Cortez em Duque de Caxias para apresentar o programa “American Jazz”, em comemoração ao Mês de Apreciação do Jazz.

Já que era minha primeira viagem para fora do Rio de Janeiro, eu estava ansiosa para conhecer mais do Brasil. Apesar de Duque de Caxias estar a apenas 30 minutos do Rio, definitivamente tem sua própria identidade. Claro que a primeira coisa que eu procurei saber quando saí do Rio foi o nome do time de futebol de Duque de Caxias. Continue a ler

Postado em Duque de Caxias, Rio de Janeiro, Brazil.