Jazz em Duque de Caxias

Susan Keyack e Marco Fonseca at the Teatro Raul Cortez. (Foto: Consulado Geral dos EUA)

Susan Keyack e Marco Fonseca at the Teatro Raul Cortez. (Foto: Consulado Geral dos EUA)

No dia 24 de abril de 2012, eu, junto com a diretora do Centro de Informação e Pesquisa do Consulado Geral dos EUA no Rio de Janeiro, Almerita Sousa, viajamos até o Teatro Raul Cortez em Duque de Caxias para apresentar o programa “American Jazz”, em comemoração ao Mês de Apreciação do Jazz.

Já que era minha primeira viagem para fora do Rio de Janeiro, eu estava ansiosa para conhecer mais do Brasil. Apesar de Duque de Caxias estar a apenas 30 minutos do Rio, definitivamente tem sua própria identidade. Claro que a primeira coisa que eu procurei saber quando saí do Rio foi o nome do time de futebol de Duque de Caxias. Continue a ler

Postado em Duque de Caxias, Rio de Janeiro, Brazil.

Curitiba e a preparação para a Copa do Mundo

Parque Barigui, Curitiba, Paraná (Foto: divulgação)

Parque Barigui, Curitiba, Paraná (Foto: divulgação)

Eu sou o representante do programa Rota 66 para Curitiba. Em junho, fiz minha primeira visita pelo Rota 66 e fiquei impressionado com tanto espaço verde (parques), com o transporte público, e outros detalhes da história da cidade em relação ao forte planejamento urbanístico.

Enquanto estive lá, visitei o Centro Binacional de Curitiba (BNC), um dos seis que há na cidade, que oferece aulas para mais de 2.500 alunos. Também aprendi sobre o programa de Inglês para a Copa do Mundo, que oferece curso básico de idiomas para trabalhadores de serviços. Quer aprender mais sobre os Centros Binacionais em Curitiba?

Continue a ler

Postado em Curitiba, Parana, Brazil.

Manaus – no meio da Amazônia e no meio da cidade grande

Parte do “building boom”, a ponte Rio Negro liga Manaus a Iranduba. A ponte é impressionante mas se você perguntar aos manauraras eles vão dizer: “Sim! A ponte é muito legal mas é superfaturada!” (foto: Ivan Villela)

Parte do “building boom”, a ponte Rio Negro liga Manaus a Iranduba. A ponte é impressionante mas se você perguntar aos manauraras eles vão dizer: “Sim! A ponte é muito legal mas é superfaturada!” (foto: Ivan Villela)

Eu tive o prazer de visitar Manaus há algumas semanas. Eu fiz parte da equipe que trabalhou no programa English Immersion (EIP), patrocinado pela Embaixada dos EUA em Brasília e organizado pelo Instituto Cultural Brasil-Estados Unidos (ICBEU). Os 21 participantes do EIP eram de lugares diferentes do norte do Brasil e estavam muito felizes de compartilhar histórias sobre a terra natal deles e como eles as comparam com Manaus. Muitas das conversas que tive com eles sobre a vida de universitário, música e comida brasileiras, e as dificuldades de aprender um outro idioma vou levar comigo por muito tempo. Eu me lembro que os surpreendi quando disse que meu cantor brasileiro favorito era o Zeca Pagodinho…Não sei porque, mas ele é muito bom!

Continue a ler

Postado em Manaus, Amazonas, Brazil.

São Bernardo do Campo – cidade industrial

Vista noturna do centro de São Bernardo, SP (Foto: Prefeitura de São Bernardo)

Vista noturna do centro de São Bernardo, SP (Foto: Prefeitura de São Bernardo)

Recentemente eu fiz minha primeira visita para uma das cidades do programa Rota 66: São Bernardo do Campo, na região metropolitana de São Paulo. Eu pude conhecer o Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP) para discutir a defesa emergente da cidade e indústrias de energia. O CIESP quer produzir um estudo de oportunidades de negócios disponíveis em São Bernardo do Campo, que vai servir para negócios americanos sobre a cidade.

Continue a ler

Postado em São Bernardo do Campo, São Paulo, Brazil.

Campinas e a UNICAMP

Campinas, Brasil (Foto: John Matel)

A universidade está localizada numa área charmosa de Campinas chamada Barão Geraldo. É uma área semi-rural com muito verde. (Foto: John Matel)

Campinas é uma cidade grande que ainda preserva algum sentimento e padrões de trânsito de uma cidade pequena. Cheguei lá de manhã cedo, pelo voo da Azul de Brasília que saiu às 5h56, a tempo da hora do rush da manhã. Havia muito trânsito na estrada, mas nunca parou. Alguém me contou que o trânsito é geralmente pior, mas que estava mais tranquilo durante o mês das férias escolares. Deve ser verdade, mas o trânsito do Rio e de São Paulo são pesados mesmo durante os meses de férias.

Continue a ler

Postado em Campinas, São Paulo, Brazil.

Viçosa: cidade educadora

por Isabel Theresa de Holanda Freitas
Participante do programa English Immersion 2012

Eu me sinto privilegiada em morar em uma cidade da Rota 66 – BR.

Cidade de Viçosa, MG. (Foto: Orlando Moreira)

Cidade de Viçosa, MG. (Foto: Orlando Moreira)

Viçosa/MG fica na Zona da Mata Mineira, sendo uma cidade de clima agradável, com temperaturas de amenas (25°C) a mais frias (7°C), onde se comenta que podemos sentir as quatro estações do ano em um único dia.

Continue a ler

Postado em Viçosa, Minas Gerais, Brazil.

Campo Grande e Três Lagoas são logo ali

Em abril, eu visitei Campo Grande e Três Lagoas, cidades da Rota 66, no Mato Grosso do Sul. Enquanto estava em Campo Grande, tive a oportunidade de conhecer representantes da FERCOMERCIO/MS e da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo (SEPROTUR). Os encontros focaram em desenvolvimento econômico e no sucesso e capacidade econômica crescente do estado do Mato Grosso do Sul.

Futuro aquário do pantanal (Foto: Divulgação)

Futuro aquário do pantanal (Foto: Divulgação)

Em breve, da SEPROTUR: investimento de US$ 50 milhões para construir um grande aquário chamado “Aquário do Pantanal”, que será a maior atração turística e um centro educacional e de pesquisa.

Continue a ler

Postado em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brazil.

Que tal começar por Brasília?

Vitrais da catedral de Brasília. (Foto: Ramona Sandoval)

Oi, seja bem-vindo ao novo blog Rota 66! Apesar do programa ter sido lançado no dia 4 de julho, dia da Independência dos EUA, nossos diplomatas já começaram a botar o pé nas estradas do Brasil. Aqui você vai encontrar informações sobre essa nova iniciativa e viajar com a gente enquanto exploramos as cidades brasileiras, inclusive as menos conhecidas!

Continue a ler

Postado em Brasilia, Distrito Federal, Brazil.

Bem-vindo!

“Nós temos um retorno muito maior de reuniões com brasileiros quando saímos dos lugares-comuns e os encontramos onde eles querem estar.” John Matel, diretor do Departamento de Cultura, Educação e Imprensa da Embaixada dos Estados Unidos da América

Você não consegue realmente conhecer um lugar a não ser que saia pelas ruas e converse com as pessoas. O verdadeiro trabalho da diplomacia está nos relacionamentos que temos com as pessoas do país e os diplomatas não conseguem fazer seu trabalho se ficam enfurnados no escritório. Continue a ler

Postado em Brasilia, Distrito Federal, Brazil.