Caxias do Sul – o Rio Grande do Sul é como o Texas do Brasil

Eu dirigi de Porto Alegre até Caxias do Sul, passando pela linda rodovia BR-116 pela Serra Gaúcha. Mesmo viajando para Porto Alegre todo mês, eu quase não tenho tempo de sair da cidade e curtir as paisagens extraordinárias do Rio Grande do Sul. Fui a todos os lugares que pude durante a viagem: as montanhas, as casas alemãs em Novo Hamburgo, e os estandes de “produtos coloniais” ao longo da estrada. A história do estado está escrita ao longo da BR-116!

Katie Caro com o prefeito de Caxias do Sul ,José Ivo Sartori, e o Caxias Gladiator, Luiz Chaves (Foto: Katie Caro).

Katie Caro com o prefeito de Caxias do Sul, José Ivo Sartori, e o Caxias Gladiator, Luiz Chaves (Foto: Katie Caro).

Quando eu cheguei em Caxias do Sul, minha primeira reunião foi com a Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC). A CIC tem mais de 30 mil membros representando mais de 180 mil empregos. Há muito o que fazer para aumentar o comércio entre Brasil e os EUA, e o novo consulado dos EUA em Porto Alegre inaugurando em 2014 deve contribuir muito para construir uma relação de comércio entre os EUA e o Rio Grande do Sul.

Eu também dei uma entrevista sobre o novo processo de visto para o jornal em Caxias do Sul, chamado Pioneiro. O Pioneiro é parte do grupo RBS e tem uma circulação de aproximadamente 200 mil exemplares. Leia minha entrevista aqui!

À tarde, eu me encontrei com o departamento de Relações Internacionais da Universidade Caxias do Sul (UCS). A UCS é a maior rede de universidades privadas no Rio Grande do Sul, com mais de 40 mil estudantes. Eles têm um forte departamento para estudos no exterior, e parcerias com sete universidades americanas, incluindo a Universidade da Georgia, do Texas, do estado de Pittsburg e de Illionois. Entendendo a dificuldade de recrutar estudantes em uma pequena cidade do Rio Grande do Sul, eles têm sido muito criativos em desenvolver oportunidades de estágio com empresas locais. Estudantes americanos trabalham durante o dia e estudam (várias ofereceram em Inglês) à noite. Alguém aí interessado?

No fim do dia, eu me encontrei com o prefeito de Caxias do Sul, José Ivo Sartori, e nós discutimos o future consulado do s EUA em Porto Alegre em 2014. Eu até recebi um convite para voltar para a Festa Nacional das Uvas. Mal posso esperar!

Minha grande surpresa da tarde, entretanto, foi o encontro com os membros do time de futebol ameriacno de Caxias do  Sul, no gabinete do prefeito. Como uma fã do futebol americano (GO Atlanta Falcons!), foi ótimo ver o futebol americano apreciado no Rio Grande do Sul. Eu até ganhei uma camisa do time (Go Caxias Gladiators!).

Como eu sempre digo, o Rio Grande do Sul é como o Texas do Brasil. Adoro as pessoas amigáveis, a cultura, o orgulho delas em relação ao seu estado. Sair da capital Porto Alegre foi fantástico e eu espero ter outras viagens no maravilhoso estado do Rio Grande do Sul.

Katie Caro
Adida Cultural Adjunta para Porto Alegre.

+4
0
  

One thought on “Caxias do Sul – o Rio Grande do Sul é como o Texas do Brasil

  1. então pelo que tu falo eu acho que sou um “texano” do brasil
    e ainda quero conhecer o Texas(melhor carne dos U.S),e a Califórnia(terra do glam metal/hard rock,e da BLIZZARD ENTERTAINMENT(FOR THE HORDE)
    tri legal teu blog moça

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>