Camaçari – Aventura 4×4 na terra da Ford

Postado por Sara Mercado
Adida de Imprensa do Consulado dos EUA no Rio de Janeiro

 Quando chegamos ao aeroporto mais próximo a Camaçari, que é próximo a Salvador, chovia muito! Minha colega Laura e eu adoramos pipoca, então, paramos para comprar um saco antes de entrarmos no taxi para uma viagem de 40 minutos até o centro de Camaçari. Esta foi a minha segunda viagem a Camaçari (BA); na primeira, eu estava apenas acompanhando o meu chefe Dennis Hearne, que foi cônsul-geral dos EUA no Rio, numa visita à fábrica da Ford.

Sara Mercado e estudantes em Camaçari (Foto: Consulado dos EUA/Rio)

Depois de deixarmos as nossas malas no hotel, o Camaçari Plaza Hotel bem no centro da cidade, nós paramos para um almoço rápido no restaurante do próprio hotel. Pedimos peixe e arroz com côco. Estava delicioso, mas estávamos com tanta pressa que nem tivemos tempo de comer com calma!

Nossa primeira reunião foi na Escola Municipal Ilda Leal, uma escola pública onde os estudantes do 1º ao 5º ano do ensino fundamental I têm aulas de robótica. O currículo das aulas foi desenvolvido em parceria com a Lego. Eu participei de uma aula junto com alunos do 2º ano e acompanhei um grupo de quarto meninas brilhantes em seu projeto de construir uma máquina de escrever. Foi muito interessante ver como os jovens estudantes estavam aprendendo tantas coisas em uma única atividade: fundamentos de mecânica, matemática e, mais importante, como trabalhar em grupo a fim de completar o projeto de forma correta e no tempo previsto.

Sara Mercado com estudantes em Camaçari (Foto: Consulado dos EUA/Rio)

 

Sara Mercado na Cidade do Saber – Professor Raimundo Pinheiro (Foto: Consulado dos EUA/Rio).

Em nossa visita à Cidade do Saber eu conheci muitos dos programas que esta instituição impressionante oferece a mais de 7.000 pessoas de todas as idades. Em um prédio de vários andares e com um grande terreno, os instrutores da Cidade do Saber oferecem aulas de música e instrumentos musicais, entre eles violão e bateria, canto, danças, artes marciais, artes e línguas estrangeiras, inclusive inglês! Há também aulas de natação e outros esportes.

A instituição conta também com um pequeno museu de ciências interativo, organizado em parceria com o setor privado local, com empresas integrantes do pólo petroquímico de Camaçari. Quando visitamos o teatro, em um prédio adjacente, a orquestra estava usando o salão para um ensaio. Que sorte! Ficamos alguns minutos para escutá-los tocando uma linda música clássica. Todo ano, em dezembro, há um dia em que acontecem as apresentações dos alunos que estudaram música, teatro, dança e outras artes durante o ano todo na Cidade do Saber. Durante a visita, nos contaram que o teatro, que é o segundo maior da Bahia, pode ser alugado para eventos. A renda é revertida para os programas oferecidos na Cidade do Saber, mas a cidade de Camaçari fornece a maior parte dos recursos da instituição. É um lugar incrível! Eu mal posso esperar para voltar lá em minha próxima visita à cidade.

Eu e a Laura trabalhamos no setor de imprensa do Consulado Geral dos EUA no Rio, então, nós também fomos conhecer um veículo de comunicação da cidade durante a nossa viagem. Nós visitamos a redação do jornal e portal online Camaçari Notícias e conhecemos sua equipe. Eles publicaram uma matéria sobre a minha visita!

Sara Mercado com os chefes do Camaçari Notícias (Foto: Consulado dos EUA/Rio).

Minha última parada em Camaçari foi a fábrica da Ford e, mais uma vez, em fiquei muito bem impressionada!

Nós também visitamos Arembepe, que é bem perto de Camaçari. Que lugar lindo! Lá, nós nos encontramos com Jason Warwin, um cidadão norte-americano que mora por lá. Eu já tinha me encontrado com ele uma vez quando ele esteve no Rio com um grupo de estudantes do ensino médio do Harlem. Ele ajudou a fundar uma ONG nos EUA chamada “Brotherhood/Sister Sol” e tem trabalhado com a comunidade de Arembepe desde que ele se mudou com a para a Bahia há seis anos.

Conto mais para vocês na minha próxima visita a Camaçari. Até lá!

Postado em Camaçari, Bahia, Brazil.

0
0
  

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>