Sobral: a Princesa do Norte

Postado por Lara Caroline Ezequiel
participante do Programa English Immersion

Sobral - Princesa do Norte (Fonte Foto: jacris.com.br)

Sobral – Princesa do Norte (Fonte Foto: jacris.com.br)

Não nasci em Sobral, mas me sinto bastante orgulhosa em apresentar a cidade onde eu vivo para o Brasil. Uma cidade que guarda grande importância e historicidade para o estado do Ceará. Palco de uma grande realização para o mundo científico, com um centro histórico exuberante, belas praças e educação que ganha destaque nacional. Tem um clima quente e seco, mas isso não impede o grande fluxo de pessoas dos municípios vizinhos, principalmente por conta do comércio e das universidades.

A cidade foi tombada como patrimônio cultural pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) em 1999, e pode-se perceber, principalmente no centro, a herança patrimonial e histórica dos séculos XVII, XVIII e XIX.  A Casa do Capitão-Mor, a Igreja da Sé, a Igreja de São Francisco, a Igreja do Rosário, o Museu Dom José, o Teatro São João, entre muitos outros, são símbolos do centro histórico sobralense. Além disso, temos o Palácio de Ciências e Línguas Estrangeiras, inaugurado no fim da década de 20 com o nome de Palace Club, um clube de dança muito tradicional em Sobral, que no ano 2000 foi reinaugurado como escola pública municipal de ensino de inglês, espanhol e informática. Concluí o curso de inglês e hoje estudo espanhol lá.

Além de tudo isso, não posso deixar de citar um grande acontecimento histórico do qual Sobral foi palco: a comprovação da Teoria da Relatividade. Em 1919, por conta da boa visibilidade, a comissão de Albert Einstein observou um eclipse que proporcionou a comprovação da teoria e a consolidação de Einstein como um dos maiores gênios da física. Por conta disso hoje temos o Museu do Eclipse, onde podemos saber mais ainda sobre esse capítulo da história sobralense e onde também é possível fazer observações de planetas, da lua e de constelações. Pelo seu povo, riqueza cultural e histórica, Sobral ficou conhecida como “a Princesa do Norte”.

Postado em Sobral, Ceara, Brazil.

+2
0
  

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>