Ipojuca

Postado por Vicky Ku
Vice-cônsul dos EUA no Recife

Porto de Galinhas, distrito de Ipojuca (Foto: divulgação)

Porto de Galinhas, distrito de Ipojuca (Foto: divulgação)

Enquanto dirigíamos embaixo de um temporal, percebi que só estava tendo uma pequena amostra do que é a estação das chuvas no nordeste brasileiro e fiquei agradecida que nosso motorista muito experiente era quem estava nos levando para Ipojuca. Estou no Brasil há dois meses e esta é a primeira chance que tenho que viajar para fora de Recife e explorar outra cidade.

Estava com Carlos Ferreira, assistente da sessão comercial, indo participar de uma cerimônia para comemorar a reeleição de Ênio Camilo de Lima como diretor geral do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) de Ipojuca. O IFPE é um nos maiores institutos em Pernambuco, com nove campi e 18.000 estudantes. O evento teve a participação de várias autoridades locais, incluindo o vice-prefeito de Ipojuca, Pedro Mendes, o secretário estadual de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo, Antonio Carlos de Aguiar, o diretor institucional da Petrobrás – Refinaria Abreu e Lima, Marco Petkovick, o diretor global do Porto de Suape, Silvio Leimig, e a reitora da IFPE, Claudia Sansil.

Porto de Suape, Ipojuca (Foto: divulgação)

Porto de Suape, Ipojuca (Foto: divulgação)

Localizada uma hora ao sul de Recife, Ipojuca é um município de Pernambuco, composto de oito distritos, incluindo o mundialmente famoso Porto de Galinhas. Por causa de suas belas praias, Ipojuca já é considerada um destino turístico de sucesso, mas com a reeleição do novo diretor geral, os administradores da IFPE, os grupos empresariais locais e os oficiais do governo esperam também fazer de Ipojuca um centro educacional e econômico, ao focar em outras áreas da cidade, como o porto e o complexo industrial de Suape.

Petroquímica de Suape (Foto: Divulgação)

Porto de Suape, Ipojuca (Foto: divulgação)

O porto e o complexo de Suape ficam entre as cidades de Ipojuca e Cabo de Santo Agostinho e proporciona embarque e serviços de transportes para todo o estado de Pernambuco e partes dos estados de Alagoas e Paraíba. Por causa de sua localização privilegiada, o complexo de Suape tornou um dos maiores centros industriais de Pernambuco, com mais de cem mil trabalhadores, em mais de cem empresas e em vários estágios de operação. Nos próximos anos, o governo de Pernambuco espera criar mais de quinze mil empregos com a expansão das novas fábricas. O crescimento e desenvolvimento dessas fábricas precisam de uma grande quantidade de mão-de-obra e a IFPE está empenhada em trabalhar de perto com as grandes corporações de Ipojuca para criar programas que iram ensinar e preparar a próxima geração de trabalhadores técnicos brasileiros.

Postado em Ipojuca, Pernambuco, Brazil.

0
0
  

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>